Sobre Brithol Michcoma

Fundada há mais de 25 anos, a Brithol Michcoma Moçambique, Lda é um parceiro activo e atento às necessidades do mercado, empreendendo uma relação dinâmica de colaboração com os seus clientes.

Hoje, a Brithol Michcoma é uma referência na impressão, emissão, controlo e gestão de documentos de segurança, bem como na importação e comercialização de equipamento de escritório e bancário. É igualmente representante oficial de algumas das mais conceituadas marcas mundiais de IT e equipamento bancário como a Giesecke & Devrient, NCR, Wincor-Nixdorf, Talaris, Konica-Minolta, Canon, entre outras.

Valores da Marca

QUALIDADE – SERVIÇO – COMPETÊNCIA

A Brithol Michcoma, apresenta-se como uma empresa de perfil forte, de espírito positivo, moderno e inovador.

É regida por princípios basilares de confiança, solidez e idoneidade. Os seus valores têm como primeira razão a satisfação do mercado nas áreas em que actua. Isto revela uma visão única, regulada pela preservação de uma cultura de trabalho, dedicação e empreendedorismo, aliados a necessidade de olhar com ambição para o futuro, que fez da Brithol Michcoma uma empresa de referência, em crescimento e em expansão pelo país.

Com o desenvolvimento tecnológico, particularmente com a digitalização e o advento da internet no final dos anos 90, surgiu a necessidade de uma maior focalização, modernização do negócio e do modelo de gestão, apostando ao mesmo tempo no desenvolvimento de competências dos seus colaboradores. Sempre atentos ao que o mercado e os potenciais clientes exigem, a Brithol Michcoma tornou-se num dos pilares de suporte para o crescimento do país. Com Hardware, Software e aplicações adaptadas às reais necessidades de cada cliente ou serviço, a Brithol Michcoma é actualmente uma base importante para o sucesso dos seus clientes.

Em Moçambique, a Brithol Michcoma dedica-se ao desenvolvimento de soluções tecnológicas de segurança e informação para o sector bancário, sendo também representante das marcas (equipamentos) Giesecke & Devrient, NCR, Wincor-Nixdorf, Talaris, Konica-Minolta, Canon, entre outras.

Produtos e Desenvolvimentos Futuros

Em 1990, a Brithol Michcoma iniciou com a representação das fotocopiadoras Minolta. A partir daqui, a premissa passou a ser a de representar sempre o que existe de melhor e assim tornar-se num líder de mercado.

As actividades da Brithol Michcoma não se limitam apenas a equipamentos e acessórios. Há 14 anos que disponibiliza impressão de segurança, que produz documentos não só para o mercado interno, mas também para instituições governamentais estrangeiras (vistos, bilhetes de lotaria, passaportes, cartas de condução, entre outros), assim como verificações de alta segurança para o sector bancário nacional e externo. Há já vários anos que os programadores in-house da empresa criam soluções de software para clientes nacionais e internacionais do sector bancário, agências governamentais e do sector privado, não só em Moçambique, mas também em Angola, Cabo Verde, Tanzania e Zâmbia.

Finalmente, em finais de 2012 serão inauguradas as nossas novas instalações de impressão comercial e da alta segurança, com 2.000 metros quadrados e protegidas através de medidadas de máxima segurança física.

Mercado

Ao longo dos anos, a Brithol Michcoma provou que é um fornecedor e parceiro valioso de todos os seus clientes. A Brithol Michcoma é conhecida pelos seus produtos de alta qualidade, pelo seu conselho de especialista e pelo seu profissionalismo. O pessoal técnico dos clientes do grupo reconhece que a Brithol Michcomaa não só vende marcas de topo reconhecidas mundialmente como assegura a formação adequada na instalação, manutenção e assistência técnica do equipamento por si fornecido, sempre com garantia. O aumento sustentado de vendas é um reflexo da qualidade e dos serviços prestados.

Comunicação

Numa altura de grande competitividade, em que a abordagem comercial é considerada fulcral e as pessoas, embora rodeadas de tecnologia moderna, estão sob constante pressão, a Brithol Michcoma continua a privilegiar o contacto humano. Dada a natureza de alguns dos seus serviços, a confiança, o sigilo, a integridade e a responsabilidade, são elementos-chave na nossa abordagem comunicacional, garantido sempre que esta reflicta valores de sigilo profissional. A brithol Michcoma mantém o diálogo constante com os parceiros, quer se trate de comprar ou de vender.

Vantagens Competitivas

A Brithol Michcoma é extremamente focalizada nos serviços e produtos que disponibiliza, tendo constituído a maior rede nacional de distribuição e assistência técnica no sector, com estabelecimentos próprios em Maputo, Inhambane, Beira, Tete, Quelimane, Nampula, Lichinga e Pemba, estando previsto em breve uma representação em Nacala. Isto significa uma cobertura de todo o território nacional, sendo que nas províncias onde não está estabelecida, todo o suporte e assistência técnica é efectuada a partir da capital de província mais próxima.

Factos que desconhece

A Brithol Michcoma é uma empresa de direito Moçambicano com uma participação da Brithol Michcoma International B.V.

A origem do nome, apesar de curiosa, é fácil de entender ao prestar atenção às iniciais:

BRIT = Britain

HOL = Holland

MI = Minerals

CH = Chemicals

CO = Commodities

MA = Machinery

A Brithol Michcoma tem actualmente nos seus quadros mais de 200 colaboradores, sendo que no total do grupo esse número excede os 400. Do mesmo modo, a Brithol Michcoma tem cerca de 30 veículos, de um total do grupo acima dos 50. O grupo tem cerca de 2.300 metros quadrados de espaço comercial, e 11 centros de cópias profissionais.

Em 1997 a Brithol Michcoma foi um dos membros fundadores da UNAIDS Partners Fighting HIV/AIDS.

A Brithol Michcoma é a única empresa, fora da África do Sul, homolagada como membro, acredita e autorizada a produzir documentos de segurança para a África do Sul. A Brithol Michcoma é certificada por diversas entidades Sul-Africanas que regem a actividade de impressão de segurança, incluindo a CMSA (Cheque & MICR Standards Authority), PIFSA (Printing Industries Federation of South Africa). Importa referir que a Brithol Michcoma foi também certificada pela Zambia Electronic Clearing House Limited.

1986 – Licença do Ministério do Comércio para abertura do 1º escritório de representação da Brithol Michcoma em Moçambique.

1990 – O 1º escritório de representação é transformado em empresa de direito Moçambicano.

1991 – Nomeada representante exclusivo da Minolta em Moçambique.

1994 – As primeiras eleições em Moçambique após o Tratado de Roma foram executadas pela Brithol Michcoma, juntamente com uma das maiores empresas de impressões de segurança Britânica.

1998 – Primeiro representante oficial Moçambicano para as máquinas ATM da NCR.

1999 – O primeiro cheque é produzido para o Nedbank Paribas.

2007 – Depois da representação da NCR, a Brithol Michcoma foi nomeada representante em Moçambique das ATMd da marca Wincor-Nixdorf assumindo assim, a liderança com mais de 60% do mercado.

2012 – Aquisição de um terreno industrial na África do Sul para construção de uma unidade fabril para um eventual “Disaster Recovery”.