FABIS-Far Away Biometric Issuing System

“Quer se encontre num campo de refugiados, num longínquo posto fronteiriço, numa aldeia distante no deserto ou na selva… Quer seja um Bilhete de Identidade, um certificado ou um registo eleitoral, o FABIS resolve, sozinho, o seu problema.”

Implementado em mais de 65 diferentes postos fronteiriços na República de Angola, o FABIS é a mais moderna solução produzida pela BMIL para um sistema de emissão móvel e seguro. Um sistema de emissão de passes fronteiriços, verdadeiramente inovador e auto-suficiente, combinado com a mais recente tecnologia na captura de imagens e dados biométricos, com utilização da energia solar, controlo eléctrico e impressão a jacto de tinta de alta qualidade.

Um sistema móvel robusto mas elegante, sofisticado, mas fácil de transportar, instalar e operar, o FABIS é o sistema de emissão de documentos de segurança que pode ser utilizado em qualquer sítio e em qualquer altura.

Quer haja sol ou o tempo esteja nublado, quer seja dia ou noite, o FABIS captura, imprime e emite até 20 documentos por hora, com dados biométricos seguros. O monitor de toque e a operação por comando de voz, faz com que seja facilmente operável por qualquer pessoa, mesmo por aqueles que têm apenas um conhecimento mínimo de operação de computadores.

O facto de não haver necessidade de um rato nem de um teclado, torna-o ideal para ser utilizado em qualquer local, no deserto ou na selva. O FABIS pode imprimir em qualquer tipo de impressora ou tamanho de papel, qualquer documento de segurança, desde um Passe Fronteiriço, uma Certidão de Nascimento, um Cartão de Família, um Documento de Identificação para Refugiados, um Documento de Viagem de emergência, ou um Cartão de Eleitor.

O sistema opera com energia eléctrica normal, ou energia solar, mas tem uma autonomia de até 8 horas, utilizando a bateria incorporada no sistema. Pode também ser operado, opcionalmente, ligado ao motor de uma viatura. O sistema está equipado com ligação sem fios, assim como com uma rede normal LAN e armazenamento móvel para ligação directa com qualquer base de dados central.

As malas são de alumínio e fabricadas pelo lider mundial no mercado. São concebidas para uma utilização eficaz do espaço e para protecção de todos os componentes contidos na mala, durante as operações de captura e para protecção contra choques durante a movimentação das mesmas.

Cada mala é identificada por um número único que está configurado no “software” para captura de dados, por forma a reflectir o número dado à mala, quando o documento é imprimido

No caso da emissão do Passe fronteiriço, O FABIS pode ser utilizado para verificar a autenticidade do utente do passe, utilizando os dados biométricos armazenados durante a captura da impressão digital, quer utilizando capturas ao vivo, quer directamente a partir do cartão apresentado. Esta funcionalidade adicional, permite um controlo fronteiriço mais seguro e apertado.